5 de novembro de 2010

Lata azul da Coca-Cola


    O Festival de Parintins é uma festa folclórica que ocorre no mês de junho na cidade de Parintins, no Amazonas. Durante o festejo, dois bois dividem a torcida do público, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul). Já que quem é adepto a torcida do boi azul tem como a principal tradição de não consumir nada que possui vermelho, a Coca-cola em uma calculada estratégia de marketing provocou a sua maior concorrente criando latas azuis. Com autorização da matriz em Atlanta – EUA, a marca ousou até em seus veículos.
Mesmo com todo o investimento, a inovação não durou muito, uma vez que a Coca-Cola preza por sua cor vermelha.
Segundo tradições, o vermelho pode significar força, energia, "pare".  É uma cor exaltante e até enervante. É essencialmente quente. A cor vermelha indica ainda o ato de consumir, onde nosso cérebro interpreta um estimulador de prazer de se tomar ou comprar.
As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção do que propriamente à forma.
Já a Pepsi optou pela cor azul na década de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma de patriotismo, adaptando em sua embalagem uma mesclagem de cores que fazia alusão à bandeira.

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